Busca


domingo, 1 de novembro de 2015 - 13:05 -

Apanhadão das Séries #01

Nesta seção vou comentar o que aconteceu de mais importante nos episódios semanais das séries de super-herói da TV. Irei falar, a princípio e na respectiva ordem, de Gotham, Supergirl, The Flash, Agents of SHIELD e Arrow.



Como o título sugere, o 6º episódio da atual temporada, foi focado na ascensão dos vilões de Gotham. A série precisou tomar novos rumos depois do fatídico e surpreendente 3º episódio e trouxe de volta à cena o melhor personagem da 1ª temporada. Infelizmente, dessa vez o Pinguim não convenceu. O Rei de Gotham se tornou refém de Theo Galavan, que se mostrou um vilão bem preparado, sequestrando a Sra. Cobblepot. O objetivo do novo vilão entretanto, a vingança contra os Wayne, soou bastante forçado, até mesmo para uma série baseada em quadrinhos.

No episódio da semana passada, na tentativa de enganar Theo Galavan e resgatar sua mãe, Pinguim cortou a mão de Butch. Ele acreditava que seu inimigo se sensibilizaria com a situação de Butch, por ser a mesma de seu ancestral. No entanto, no episódio dessa semana, Galavan se mostrou mais inteligente. A consequência disso não me pareceu clara, mas Butch teoricamente descobriu onde a mãe de Oswald está, e já o avisou.

Seguindo seu plano de vingança contra a família Wayne, Galavan se encontrou com Bruce e propôs lhe ajudar a esclarecer o que acontece acerca da Wayne Enterprises. Ele tem a confiança do jovem desde a noite em que matou Jerome. A garota que Bruce conheceu por intermédio de Galavan parece ter amolecido o coração do futuro Homem-Morcego, que começou a treinar com Alfred na caverna.

Depois de chorar ao levar um soco de Alfred, Selina mostrou mais uma vez seu lado sentimental, preocupando-se com sua amiga Vagalume e aceitando ajuda de Jim para salvá-la. Nosso futuro Comissário Gordon, no entanto, foi infeliz, e a "morte" da Vagalume provavelmente vai deixar a Gata mais arisca.

O ponto máximo do episódio pouco teve a ver com a trama principal da temporada. Edward Nygma, que tem sido o personagem melhor trabalhado nesta temporada, revelou para Liza que matou Tom Dougherty. Em um primeiro momento a moça pensou que Nygma estava brincando, mas ele foi além e mostrou o distintivo do monstro. Liza então desesperou-se e o chamou de doente e psicopata. No desenrolar da cena, a loucura do futuro Charada foi responsável por asfixiar a moça.

Logo em seguida veio a cena a que se devem as aspas da morte da Vagalume. Isso porque a moça ainda está viva. Seu corpo desfigurado aparece sendo carregado por um corredor escuro. As pessoas que a carregam falam coisas sobre a roupa dela ter se fundido com seu corpo, ela ser à prova de fogo e se juntaria a outros monstros para testes. Temos alguns vislumbres do lugar em que ela está, com destaque para uma mulher com roupa preta e para a o texto "Indian Hill - A Division of Wayne Enterprises" escrito na parede.



Supergirl, a primeira grande série de super-heroína, estrou esta semana com uma audiência muito boa para um episódio que vazou meses atrás. A série foi bem direta quanto à introdução de sua personagem principal. Kara Zor-El, que deveria guiar o primo Kal-El, foi acidentalmente deslocada para a Zona Fantasma. Como consequência disso, quando Kara chegou à Terra, seu primo já havia se revelado para o mundo como Superman. Seu primo, no entanto, foi quem lhe guiou em sua chegada, apresentando-lhe à sua nova família.

Com o sobrenome Danvers, Kara cresceu e se tornou jornalista como o primo. Na CATCO WorldWide Media, onde trabalha, ela conhece James "Jimmy" Olsen, amigo de Clark Kent (Superman). Jimmy trabalhou no icônico Profeta Diário e é responsável pela primeira fotografia do Superman.

Deixando a trama um pouco de lado, Supergirl foi generosa em suas referências. Sua mãe terráquea, por exemplo, é interpretada pela atriz que viveu a Supergirl no filme dos anos 1980. Além disso, a cena em que Kara voa pela primeira vez na série lembra muito a do "cabeça-de-teia" no beco, que foi inspirada em Superman II. Seu primeiro ato heróico é o clichê do Superman salvando algum tipo de aeronave. Salvando um avião em chamas, ela se apresenta para o mundo.

Vartox, um dos vários aliens que acompanharam Kara em seu caminho para a Terra, é o primeiro a ir atrás da garota. Foi ele, inclusive, que sabotou o avião que ela salvou. Lutando com ele, Supergirl conhece sua vulnerabilidade e sangra pela primeira vez, numa clara referência ao diálogo "Você sangra? Vai sangrar." entre Batman e Superman, visto no primeiro trailer do longa.

O D.O.A. (Departamento de Operações Anormais) é quem aparece para salvá-la. Sua irmã terráquea trabalha para essa organização. E é por causa, uma das tripulantes do avião, que ele havia sido sabotado. Vartox trabalha para alguém que quer acabar com essa organização e anseia pela chegada de seu general. O D.O.A. é quem revela para Kara a existência de aliens perigosíssimos na Terra, e que foi sua vinda a responsável pela chegada dos aliens.

Supergirl resolve se arriscar mais uma vez contra Vartox para corrigir esse problema. Mas dessa vez ela se mostra mais esperta, e usando sua visão de calor, destrói a arma do inimigo, que desprotegido, se mata.

Antes de o episódio terminar, Jimmy Olsen revela à Kara que sabe que ela é a Supergirl e ainda lhe presenteia com - provavelmente o tecido que lhe servirá de capa - o cobertor que o Superman usara quando era criança. Por fim, fica a curiosidade sobre a tia maligna de Kara, que aparece na cena pós-créditos. Ela parece ter bastante raiva da irmã Alura e não está disposta a polpar a sobrinha.



O episódio desta semana de The Flash vai muito além de seu título, e a apresentação do Novo Nuclear acaba não sendo o acontecimento mais importante.

O desenrolar do episódio pode ser resumido pela resistência de Íris em se aproximar de sua mãe, que lhe escondeu que teve outro filho, e pela paixonite de Barry com a nova assistente de Joe, além, é claro, da trama principal, com o pessoal do Star Labs procurando um novo par para se fundir com Dr. Stein.

No final do episódio, o Dr. aconselha Cisco contar a todos sobre seus recentes vislumbres. Depois disso, ele e sua nova metade partem para aperfeiçoar seus poderes. E em mais uma cena típica de final de episódio, Flash é surpreendido por um tubarão gigante enquanto observava Patty com um sorriso no rosto. Para aumentar a surpresa, o tubarão foi detido por uma figura misteriosa, que logo se mostrou ser o Dr. Harrison Wells.



"Querem saber o que aconteceu com a Jemma esse tempo todo? Toma aqui a sua resposta!" - Foi mais ou menos isso que o meu cérebro captou com esse episódio. A Marvel não só nos respondeu, como ela fez quase que um longa-metragem para jogar a resposta na nossa cara. Mas se o episódio fosse um filme, seria daqueles onde a gente termina de assistir e ainda não sabe se entendeu direito a ideia que ele queria passar. Fato é que o antes e depois desse episódio nos ajudará a entendê-lo.

No lugar das tradicionais introduções, com cenas de episódios anteriores, colocadas ali para fazer algum sentido no decorrer do episódio, "4,722 Hours" apresentou de início um único flashback: a abdução de Jemma pelo Monólito. Depois disso, cada ação da bioquímica no planeta desconhecido foi mostrada. Um abismo enorme entre a temática natural de suas quase duas temporadas de série com a temática apresentada aqui se formou. Aqueles personagens estereotipados que vimos nos primeiros episódios, todos eles se desenvolveram com a série, mas faltava um desenvolvimento de mesma magnitude para Jemma Simmons... Não falta mais!

Como esperado, ela não estava sozinha naquele planeta. Havia outra pessoa lá, que assim como ela tivera chegado lá através do Monólito. Will era um astronauta da Nasa quando foi enviado para aquele lugar junto com alguns companheiros, mas ficou sozinho. Ele conta isso pra Simmons de uma maneira bastante esquisita, brincando inclusive com a possibilidade de que tivera sido ele o responsável pela morte dos companheiros.

Antes de confiar em Will, a bioquímica descobriu da pior forma que havia alguma coisa naquele planeta que era atraído pelo cheiro de sangue.

Jemma sentia bastante a falta de Fitz, por isso surpreendeu ela se envolver com o astronauta. Usando sua super-bateria de celular que parecia não acabar nunca, feita pelo Fitz, ela conseguiu ligar o computador da Nasa que os astronautas haviam levado para lá, e com as informações que ela obteve, bolaram um plano para volta para casa. O plano não deu muito certo. Mas quando ela menos esperava, avistou o sinalizador que Fitz jogou (no 2º episódio) através do portal. Para sair de lá, no entanto, ela precisou abandonar Will, que ficou para lutar com "a coisa" enquanto ela procurava a saída. O motivo para Jemma estar tentando voltar para lá é justamente resgatar o astronauta. Mesmo arrasado com o que ouviu, Fitz mostrou para a amada que é possível voltar.

Acredita-se por aí que tudo isso possa ter sido apenas coisa da cabeça de Simmons. Se é isso ou não, o fato é que este foi um dos melhores episódios da série até então. E as consequências dele, à medida que forem sendo apresentadas, vão explicar quem, de fato, é Will; o que é "a coisa"; e que planeta era aquele.



Arrow, que voltou bem em sua 4ª temporada, está me fazendo esquecer a chatice que foi a temporada anterior. O episódio desta semana mostra Oliver se preparando para a campanha eleitoral. Ele não só entrou de cabeça nessa ideia, como montou seu novo quartel general embaixo de seu escritório.

A volta de Sara, provavelmente foi a forma encontrada pelos produtores para introduzi-la em Legends of Tomorrow. Quentin se assustou ao ver a filha ressuscitada e completamente diferente e procurou Damien Darhk para pedir um conselho e ele sugere que o capitão a mate. Esse encontro chegou aos olhos do Arqueiro, que resolveu confrontar o ex-sogro. Esta cena mostra claramente que Arrow voltou a ser o que era. A inversão de papéis soa inteligente. E Oliver coloca o Capitão Lance na parede. Agora eles trabalharão juntos.

Depois de três temporadas, a agora chamada Star City continua como começou; fadada ao fim. A própria polícia da cidade não sabe mais o que é certo. Nessas condições "Você falhou com esta cidade." parece uma boa frase para trazer de volta ao vocabulário da série. E a candidatura de Oliver ganha mais importância.

No final do episódio Sara não está mais acorrentada no porão da irmã, mas isso deixa de ser algo relevante se considerarmos a promo do próximo episódio, em que Oliver contará com a ajuda de John Constantine para trazer verdadeiramente a Sara de volta. Confira:

Comente com o Facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Mortal Kombátima
As imagens publicadas neste site são marcas registradas de seus respectivos proprietários.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo